20160715_112347

COMISSÃO CRIARÁ FRENTE PARLAMENTAR PARA ENFRENTAR TERCEIRIZAÇÕES

Por | Notícias | Sem comentários

Formar uma Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos previdenciários e trabalhistas e lançar um manifesto dirigido aos líderes dos partidos no Congresso foram algumas das propostas tiradas em audiência pública, na Alerj, para enfrentar a aprovação, no Senado, da lei que regulamenta a terceirização. Promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, presidida pela Deputada Enfermeira Rejane ( PCdoB), a audiência reuniu líderes e representantes de centrais sindicais e de sindicatos de várias categorias, além da representação do Ministério…

Leia Mais
REUNIÃO HUPE

CRISE NO HUPE VAI PARAR EM BRASÍLIA

Por | Notícias | Sem comentários

Uma comissão integrada pela direção do Hospital Universitário Pedro Ernesto, da UERJ, Cremerj e Conasens (Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde) vai à Brasília tentar junto ao Ministério da Saúde uma solução para a grave crise financeira que afeta, há meses, o Hospital Universitário Pedro Ernesto, da UERJ. A decisão foi tirada nesta segunda-feira, durante reunião para tratar da falta de repasse de recursos do Governo do Estado ao HUPE, o que já provocou, entre outros problemas, a suspensão…

Leia Mais
DEPUTADA REJANE 23.05

SOBRE A SAÚDE E O SUS

Por | Notícias | Sem comentários

As mais recentes declarações do Ministro interino da Saúde de que o SUS “não cabe” no Estado Brasileiro e que terá que ser “adequado”, causam revolta nos defensores incondicionais do Sistema Único de Saúde. E como defensora que sou do SUS, acredito que este Governo Interino quer na prática, implantar um projeto no País onde os direitos sociais NÃO têm prioridade e estão subordinados aos interesses econômicos. É uma demonstração clara de retrocesso, pois acabar com uma das principais conquistas…

Leia Mais
HPM-NITERÓI

GOVERNO SEM BÚSSOLA

Por | Notícias | Sem comentários

O Governo do Estado do Rio de Janeiro não sabe para onde vai e como vai. Propõe um pacote de corte nos gastos, sem critérios, que massacra principalmente os trabalhadores. Além de medidas equivocadas como a restrição do benefício do bilhete único, que vai prejudicar exatamente os empregados que mais precisam, a área da saúde chegou a níveis inaceitáveis. Moradores de Niterói e municípios vizinhos e populosos, como São Gonçalo, Itaboraí e outros, vão ser agora diretamente afetados com o…

Leia Mais
06042016_200013galeria_doulas2_lm_06_04_16

É LEI! PARTURIENTES TERÃO DIREITO DE SER ACOMPANHADAS POR DOULAS EM HOSPITAIS DO ESTADO

Por | Notícias | Sem comentários

Foi sancionada e publicada nesta quarta-feira, dia 16 de junho, no Diário Oficial do Estado, a Lei 7.314/16 que permite o acompanhamento de doulas em partos realizados nos hospitais da rede pública e privados do Rio de Janeiro. A proibição do acesso da doulas estava vigente desde de 2012, por uma resolução do Conselho Estadual de Medicina do Rio de Janeiro (CREMERJ). Este é um importante passo na luta pela humanização do parto e pelo respeito ao protagonismo das mulheres…

Leia Mais
Foto Alerj

AUDIÊNCIA PÚBLICA FALA SOBRE A SITUAÇÃO DOS ESPORTES FEMININOS

Por | Notícias | Sem comentários

  A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, presidida pela Deputa Enfermeira Rejane, promoveu em conjunto com a Comissão Especial de Empoderamento da Mulher no Esporte e na Política, Audiência Pública sobre a situação da prática profissional de esportes por mulheres, em especial o futebol feminino. A audiência recebeu atletas, ex-atletas, gestoras e amantes do esporte. O centro da discussão foi a falta de visibilidade e financiamento no futebol feminino, realidade completamente diferente da mesma modalidade no caso masculino….

Leia Mais
Audiência Pública - Foto Lucas Moritz

CRIANÇAS E ADOLESCENTES SÃO AS MAIORES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL

Por | Notícias | Sem comentários

Os dados foram revelados durante Audiência Pública realizada em Brasília pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. Essa e outras estatísticas sobre os atos de violência contra a mulher constam do Anuário Brasileiro de Segurança Pública , que mostra, ainda, que , a cada duas horas, uma menina menor de dez anos é estuprada. De acordo com a representante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Olaya Hanashiro, que participou de audiência, a realidade dos estupros no…

Leia Mais
AUDIÊNCIA PÚBLICA

AUDIÊNCIA PÚBLICA DELIBERA MEDIDAS PARA COMBATE À CULTURA DO ESTUPRO

Por | Notícias | One Comment

Reunir  todos os Projetos de Lei que tratam do combate à violência contra a mulher em tramitação na Alerj e encaminhar à Comissão Nacional do Congresso que trata do assunto; sugerir propostas de aplicabilidade nacional que combatam os crimes contra a mulher ,na internet; impedir a progressão das penas em caso de crime classificado como hediondo e reintroduzir a discussão de gênero nos currículos escolares. Estas foram algumas das deliberações tiradas na audiência conjunta realizada na Assembleia Legislativa do Rio,…

Leia Mais
REJANE CONTRA O EAD

VITÓRIA DA SAÚDE: CONSELHO PROIBE GRADUAÇÃO E FORMAÇÃO TÉCNICA À DISTANCIA

Por | Notícias | Sem comentários

O anúncio aconteceu, hoje, no plenário do Conselho Nacional de Saúde, em Fortaleza. A proibição de cursos de graduação e formação técnica à distância na área da saúde vem sendo intensamente defendida pelo Cofen e por seus Conselhos Regionais de Enfermagem. Em 2011, os conselhos profissionais da área de Saúde tiraram unanimidade contra a formação não-presencial, justificando que os futuros profissionais necessitam do contato direto com pacientes e equipamentos, o que não é possível através do EAD. O Presidente do…

Leia Mais
marcilio-dias

DEPUTADA SOLICITA À DIREÇÃO DE HOSPITAL INFORMAÇÕES SOBRE AGRESSÃO RACISTA À TÉCNICA DE ENFERMAGEM

Por | Notícias | 2 Comentários

A Deputada Enfermeira Rejane enviou ofício à direção do Hospital Naval Marcílio Dias , pedindo esclarecimentos sobre o crime de racismo sofrido pela técnica de enfermagem Elizabeth Gomes da Silva. A profissional foi chamada de “macaca do cabelo duro” por uma mulher, cujo bebê está internado na UTI Neonatal do Marcílio Dias. As agressões ocorreram quando a técnica abaixou o volume da televisão da sala de espera, localizada no andar da UTI, sendo desrespeitada verbalmente com palavras de teor racista,…

Leia Mais
ManifestoContraEstupro_FotoLucasMoritz

DEPUTADA REPUDIA CULTURA DO ESTUPRO

Por | Notícias | One Comment

Na semana passada, um vídeo circulou na internet, mostrando do que é capaz o machismo, a misoginia, a violência de gênero. Ficou evidente como a nossa sociedade ainda precisa avançar no combate às opressões e no respeito às mulheres. Não posso me furtar de falar sobre este caso e, por isso, ocupei a tribuna da Alerj, na última terça-feira, para mostrar aos colegas parlamentares que não foi somente mais um caso de estupro. Foi uma violência que atinge todas nós,…

Leia Mais
Foto ACI

AUDIÊNCIA PÚBLICA CONJUNTA DISCUTIRÁ ESTUPRO E MISOGINIA

Por | Notícias | One Comment

O anúncio foi feito pela Deputada Enfermeira Rejane, do PCdoB, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da Alerj. Participarão da Audiência Conjunta com a CDDM as Comissões de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, de Segurança Pública e Assuntos de Polícia e de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso. Durante a sessão plenária desta quarta-feira, na Alerj, as deputadas da fizeram um ato em repúdio ao estupro coletivo de uma jovem de 16 anos, ocorrido…

Leia Mais
Convite Digital - Enfermeira Rejane

DEPUTADA HOMENAGEIA ENFERMAGEM COM PRÊMIO ANNA NERY

Por | Notícias | Sem comentários

Estamos na Semana Brasileira da Enfermagem. Além de homenagearmos profissionais que se destacam por serviços prestados à população, nos dedicamos a refletir sobre as questões que afetam a categoria, buscando soluções conjuntas. Amanhã, enfermeiros, técnicos e auxiliares estarão mobilizados em todos os Estados no Dia Nacional de Luta pela Valorização da Enfermagem, uma ação do Cofen e do Fórum Nacional da Enfermagem.Luta na qual estou engajada, e diretamente comprometida no Legislativo, onde na Alerj aprovei a Lei do Descanso para…

Leia Mais
2016-05-11 23.53.18

ACORDO COLETIVO COM FUNDAÇÃO SAÚDE GARANTE A AUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM ESCALA DE 24X120H

Por | Notícias | One Comment

Auxiliares e Técnicos de Enfermagem da Fundação Saúde passarão a dispor, em breve, da escala de 24×120 na jornada de trabalho. Foi assinado nesta quarta-feira, 11 de maio, o primeiro acordo coletivo entre a Fundação e as entidades representativas dos trabalhadores. A oficialização teve o apoio do SATEMRJ e da AFERJ, recém-criada Associação dos Fundacionistas, que contou com a orientação e respaldo da Deputada Enfermeira Rejane para ser legalizada como entidade de classe. A parlamentar, que participou da solenidade de…

Leia Mais
Equipe multidisciplinar 2

EQUIPE MULTIPROFISSIONAL PODE SER OBRIGATÓRIA EM PARTOS NA REDE PÚBLICA

Por | Notícias | Sem comentários

“ Como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, e Mulher, tenho o compromisso de contribuir para a melhoria da saúde das gestantes, criando e lutando pela implementação de Leis que colaborem para a redução no volume de cesarianas realizadas sem justificativa clínica”, afirmou a Deputada Enfermeira Rejane, após a aprovação, em primeira discussão, na Alerj, do Projeto de Lei de sua autoria que obriga a presença de uma equipe multiprofissional para o acompanhamento de todas as etapas…

Leia Mais
cartaz-23-05

CAPACITA MULHER OFERECE QUALIFICAÇÃO EM SEGURANÇA DO PACIENTE

Por | Notícias | 2 Comentários

Mais um curso gratuito do Capacita Mulher está com inscrições abertas. Dia 23 de maio, sob a Coordenação Técnica do Enfermeiro Pedro de Jesus, a Enf. Dra. Kerolay Estebaney qualificará acadêmicos e profissionais em “Segurança do Paciente”. O Capacita é uma iniciativa da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alerj. Todos os participantes receberão certificado. Para se inscrever é só acessar o link: http://goo.gl/forms/JF53KLtGDa

Leia Mais
bombeiros 2

APROVADA INDICAÇÃO LEGISLATIVA QUE CORRIGE INJUSTIÇA NA PROMOÇÃO DE BOMBEIROS

Por | Notícias | Sem comentários

Bombeiros lotam as galerias da Alerj na tarde desta terça-feira, 10/05/16, e comemoram a aprovação da Indicação Legislativa Nº 163/2016 ,de minha autoria, que solicita ao Governador a edição do decreto que reescalona os interstícios para promoção por tempo de serviço dos militares da corporação!!! Temos certeza de que o Governador em exercício, Francisco Dornelles, editará o Decreto que trará para esses profissionais dignidade, pois são os únicos praças da corporação que injustamente aguardam 12(doze) anos na mesma graduação. São…

Leia Mais
Piso-salarial-das-profissões-2016

SANCIONADO O PISO SALARIAL REGIONAL

Por | Notícias | One Comment

Já está valendo o reajuste de 10,37% para 170 categorias de trabalhadores da iniciativa privada do Estado do Rio de Janeiro. O piso salarial regional de 2016, aprovado pela Alerj, foi sancionado pelo Governador em exercício, Francisco Dornelles, e publicado em Diário Oficial. São contempladas categorias que não tem o piso definido em lei federal, convenção ou acordo coletivo de trabalho, em torno  de 2 milhões de trabalhadores. Os novos valores são retroativos à janeiro. Veja a remuneração por faixa…

Leia Mais
Eleição

ENFERMAGEM ELEGE REPRESENTANTES NA ABEN RIO

Por | Notícias | Sem comentários

Nesta segunda feira, 25 de abril o site da Aben trouxe a notícia de que foi deflagrado o processo eleitoral para direção da Associação Brasileira de Enfermagem – AbenRJ, para o período 2016 – 2019, com a inscrição de duas chapas , que agora aguardam o prazo regimental para possíveis impugnações. Fico muito feliz e otimista com essa perspectiva de que finalmente, no âmbito do conhecimento e do pensamento progressista de nossa academia vá se dar um processo de discussão…

Leia Mais