PEC 40

LUZ NO FIM DO TÚNEL

Por | Notícias | One Comment

OPINIÃO É público e notório que a Saúde no Estado chegou ao fundo do poço. Acompanho a área não só atentamente, como presencialmente em minhas idas às unidades da rede pública e em conversas com trabalhadores. Vinha denunciando que em um curto espaço de tempo, a situação na área ficaria insustentável, caso o Governo do Estado continuasse a descumprir o que determina a Constituição: a obrigatoriedade de aplicação de 12% do orçamento em serviços de saúde. E Pezão vem descumprindo…

Leia Mais
ENCENRRAMENTO CAPACITA 1

CAPACITA MULHER QUALIFICA DEZ MIL ALUNOS DA ÁREA DE SAÚDE

Por | Notícias | Sem comentários

Em cerimônia realizada na Alerj, a Deputada Enfermeira Rejane encerrou as atividades do Capacita Mulher no ano de 2017, também comemorando os dois anos de realização do Projeto. Idealizado pela parlamentar e implementado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, presidida pela Deputada na Alerj, o Projeto é dirigido à acadêmicos e profissionais da área de saúde, visando a valorização e qualificação, principalmente dos profissionais de Enfermagem. A excelência dos cursos oferecidos no município do Rio, Baixada e interior…

Leia Mais
PL PROPAGANDA MISÓGINA SITE

MULHERES FLUMINENSES CONQUISTAM LEIS DE PROTEÇÃO À VIOLÊNCIA E À SAÚDE

Por | Notícias | Sem comentários

Deputada Enfermeira Rejane obtém vitórias importantes para as mulheres fluminenses!!! Três projetos da deputada estadual do PCdoB, que preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vão se tornar Leis estaduais, após terem sido aprovados no último dia 12 de dezembro, em sessão na Alerj. Está criada a Política Estadual de Atenção, Acompanhamento e Tratamento do Alcoolismo,voltada à saúde das mulheres do Estado ( PL 994/2015). Produtos de beleza e cosméticos femininos fabricados no Rio de Janeiro deverão exibir…

Leia Mais
SOLENIDADE 10 ANOS CTB1

DEPUTADA REJANE HOMENAGEIA OS 10 ANOS DA CTB

Por | Notícias | Sem comentários

Em solenidade na Alerj, a deputada Enfermeira Rejane homenageou dirigentes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil pelos 10 anos de fundação da entidade. A data foi celebrada com a entrega de menções honrosas ao atual presidente da CTB/RJ, Paulo Sérgio Faria, ao ex-presidente nacional na CTB, Wagner Gomes, aos ex-presidentes da CTB/RJ, Maurício Ramos e Ronaldo Leite. O presidente estadual do PCdoB, João Batista Lemos, um dos fundadores da CTB, recebeu a menção representando o presidente nacional da…

Leia Mais

OPINIÃO

Por | Notícias | Sem comentários

ESTADO DE EXCEÇÃO Estamos muito próximos de voltar a um estado de exceção no País. Há uma queda de braço entre Judiciário e Legislativo, com ações que se ramificam as instituições autônomas e democráticas, como as universidades públicas, museus e por aí vai. Ações comandadas pela Polícia Federal respaldadas pela Justiça, que hoje se sobrepõe a qualquer outra instância de poder. Dois episódios marcam bem o que estamos vivenciando: reitores das universidades de Santa Catarina e Minas, ambas públicas, espaços…

Leia Mais
REFEITÓRIO COM VAZAMENTO DE EXCREMENTOS

ITAGUAÍ: NEGLIGÊNCIA E CRIME CONTRA A SAÚDE PÚBLICA

Por | Notícias | Sem comentários

A Deputada Enfermeira Rejane encaminhou a diversos órgãos do Estado, ofício solicitando de providências urgentes quanto à situação de calamidade sanitária em que se encontra o Hospital Municipal São Francisco Xavier, em Itaguaí. Em visita à unidade, a Deputada constatou que o Hospital tornou-se um local insalubre e perigoso, colocando em risco a vida de trabalhadores e usuários. Durante a inspeção, a Deputada deparou-se com baratas e fezes de ratos em vários ambientes, fezes de pombo na caixa d água,…

Leia Mais
ÁLCOOL

UNIDADES DE SAÚDE TERÃO DE COMUNICAR ATENDIMENTO DE JOVENS POR CONSUMO EXCESSIVO DE ÁLCOOL E DROGAS

Por | Notícias | Sem comentários

Unidades de saúde públicas e privadas que atenderem crianças e adolescentes por consumo de álcool ou entorpecentes , terão de comunicar imediatamente a ocorrência aos responsáveis e ao Conselho Tutelar. É o que estabelece o projeto de lei da Deputada Enfermeira Rejane, aprovado na Alerj. A Deputada classifica álcool e entorpecentes como um mal do século, e afirma que é necessário proteger crianças e adolescentes que fazem uso destes produtos e substâncias, muitas vezes por próprio exemplo dos pais, que…

Leia Mais
CTB - 10 ANOS

DEPUTADA HOMENAGEIA 10 ANOS DA CTB

Por | Notícias | Sem comentários

Os 10 anos da CTB, maior central sindical do País, serão comemorados na próxima segunda-feira, 11 de dezembro, em solenidade promovida pela Deputada Enfermeira Rejane, na Assembléia Legislativa. A parlamentar do PCdoB homenageará presidentes, vice-presidentes e representantes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, com a entrega de menções honrosas e troféus comemorativos a Paulo Sérgio,presidente da CTB-RJ; Adílson Araújo, presidente nacional da CTB; Wagner Gomes , ex-presidente nacional da CTB; Kátia Branco, secretaria de Mulheres da CTB-RJ; Oto…

Leia Mais
VOTAÇÃO 3

RESPEITO AO POVO DO RIO DE JANEIRO

Por | Notícias | One Comment

O que deveria ser um dia histórico se transformou em um dia vergonhoso para a política fluminense. Em votação com resultado já esperado, a maioria de 39 Deputados da Alerj foi contra a decisão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) e aprovou a libertação dos Deputados Jorge Picciani, presidente da Casa, Paulo Melo e Edson Albertassi, líder do Governo, todos do PMDB. Estes parlamentares passaram menos de 24 horas detidos na cadeia de Benfica. Na votação dessa sexta-feira,…

Leia Mais
REJANE

MULHERES QUE SE DESTACAM EM DEFESA DOS DIREITOS DAS MULHERES PODEM SE CANDIDATAR À PRÊMIO

Por | Notícias | Sem comentários

Estão abertas as indicações para a 15ª Premiação do Diploma Mulher – Cidadã Leolinda Daltro. O prêmio é concedido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, presidido pela Deputada Enfermeira Rejane, a dez mulheres do Estado do Rio de Janeiro, que se destacam pelo protagonismo na luta em defesa dos direitos da mulher e questões do gênero. As candidatas devem ser indicadas por entidades governamentais, como Câmara de Vereadores, Secretarias,Sub-secretarias, Coordenadorias e Superintendência de Mulheres, instituições públicas de ensino…

Leia Mais
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA1

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Por | Notícias | Sem comentários

O Brasil ainda precisa avançar muito no combate ao racismo. Recentemente, veio à tona o comentário feito pelo jornalista e apresentador da TV Globo, William Waack, em um vídeo gravado antes de ir ao ar uma entrevista feita durante as eleições americanas. Um carro passou buzinando alto e Wack retrucou, na presença do entrevistado: “isso é coisa de preto”. O comentário foi uma clara demonstração de como se comportam as elites brancas neste Brasil. Mas há muitos cidadãos lutando para…

Leia Mais
TAXA ESTUDANTES 2

BENEFÍCIO AOS ESTUDANTES

Por | Notícias | Sem comentários

Agora é Lei. Faculdades particulares não podem mais cobrar taxas pela primeira emissão de comprovante de matrícula e de histórico escolar. A Lei 7.783/17, de autoria da deputada Enfermeira Rejane, foi sancionada pelo governador Luiz Fernando Pezão e já está publicada no Diário Oficial da última terça-feira, 14 de novembro.A medida ampliou a lei 7.202/16, que já proibia a cobrança de taxas de repetência e de disciplina eletiva no ensino superior privado.

Leia Mais
O QUE ATINGE A ENFERMAGEM 1

REFORMA TRABALHISTA : RETROCESSO PARA A ENFERMAGEM

Por | Notícias | 16 Comentários

Opinião Entra em vigor neste sábado, 11 de novembro, a Reforma Trabalhista brasileira. Reforma que tramitou no tempo recorde de um ano, sem qualquer discussão com a classe trabalhadora, aprovada por um Congresso que tem imensa bancada de empresários da saúde. Sancionada por um presidente sem legitimidade para retirar direitos da população, uma vez que não foi eleito pelo povo com essa bandeira de promover uma transformação social em nosso País. Vai reger as relações entre patrões e empregados e…

Leia Mais
22792380_1417081828404810_3502716256112038762_o

RESPEITO AOS SERVIDORES

Por | Notícias | One Comment

O que seria uma data comemorativa, de alegria, chega com tristeza e pesar. O Dia do Servidor Público, que deveria ser celebrado com orgulho, hoje é motivo de insegurança, ansiedade e penúria para os funcionários do setor público do Estado do Rio de Janeiro. Pezão e seu antecessor Cabral, dilapidaram os cofres do Estado com a farra das isenções fiscais e desvios milionários de verbas públicas, deixando a conta para o povo fluminense pagar. Aos servidores, coube o arrocho. Mesmo…

Leia Mais
GRAFITE KOBRA

POR UM RIO MAIS COLORIDO

Por | Notícias | Sem comentários

Em tempos de censura à arte, atentados à liberdade de expressão e à democracia, grafiteiros do Rio tem um bom motivo para comemorar. Projeto de lei da Deputada Enfermeira Rejane aprovado na ALERJ permitirá que viadutos, muros e paredes em logradouros públicos em todo o Estado do Rio de Janeiro sejam ocupados pela arte dos artistas de rua. “GRAFITARTE” foi aprovado em primeira discussão e volta ao plenário para mais uma votação.

Leia Mais
MEDICAMENTOS ROCHA FARIA

PRESSÃO LEVA PREFEITURA A LIBERAR VERBA PARA SAÚDE NO RIO

Por | Notícias | Sem comentários

Protestos de usuários, profissionais de braços cruzados por falta de salários, bombardeio da mídia e fiscalização de parlamentares pressionaram a Prefeitura a liberar 36,4 milhões para as OSs que administram unidades de saúde no município do Rio de Janeiro. Entre as Organizações Sociais que vão receber o repasse, está o IABAS – Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde, responsável pela gestão do Hospital Municipal Rocha Faria. Estive pessoalmente na unidade, em Campo Grande,verificando as denúncias que venho recebendo…

Leia Mais
RODA DIA 27.10

TRANSEXUAIS: SEM ACESSO À PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA

Por | Notícias | One Comment

Existem, no Brasil, apenas 11 ambulatórios e 5 centros especializados em cuidados de saúde para transexuais. Os dados foram revelados durante o debate sobre “Cuidados e Tratamento em Pessoas Trans”, na última Roda de Conversas do Outubro Rosa, atividade promovida durante todo o mês pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alerj. A dificuldade de acesso à saúde, aliada a inexistência de campanhas de conscientização e ao preconceito deixa a população transgênero mais vulnerável à doença. Homens transexuais…

Leia Mais
UNIVERSITARIO

UNIVERSITÁRIOS NÃO PAGARÃO PRIMEIRA VIA DE DOCUMENTOS

Por | Notícias | Sem comentários

Aprovado projeto de Lei de autoria da Deputada Enfermeira Rejane, proibindo a cobrança de taxas de repetência e de disciplina eletiva no ensino superior privado. As instituições também não poderão cobrar dos estudantes pela emissão da primeira via do comprovante de matricula e histórico escolar. O PL 2.338/17 , aprovado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, segue para sanção do Governador, que terá 15 dias para aprovar ou vetar.

Leia Mais
ENFERMAGEM UNIDA 2

OPINIÃO

Por | Notícias | 3 Comentários

A Enfermagem viveu um grande momento na semana que passou. Mostrou que está ao lado da população brasileira ao defender as prerrogativas de sua categoria, essencial ao funcionamento dos serviços do SUS. Sem a atuação plena do enfermeiro, que teve ferida sua autonomia em solicitar exames, a assistência à população ficaria seriamente comprometida. Mas a Enfermagem mostrou a sua força e ganhou o apoio da sociedade, ao tomar as ruas em todo o País, manifestando-se contra a liminar que um…

Leia Mais
RODA DIA 20.10

CRESCE NÚMERO DE MULHERES NEGRAS COM HIV

Por | Notícias | Sem comentários

“O índice de contaminação de mulheres negras pelo vírus da AIDS vem aumentando no Brasil. Na década de 90, uma mulher em cada 3 homens era diagnosticada com o vírus. Em 2014, a proporção foi de menos de 2 homens para cada mulher infectada. A afirmação foi feita pela professora Isabel Cruz, enfermeira e diretora do núcleo de programas de saúde e etnia da Universidade Federal Fluminense, durante debate sobre “ Os desafios enfrentados pelas mulheres negras soropositivas e terapias…

Leia Mais