
Autora da Lei de Fomento ao Futebol feminino no Estado do Rio de Janeiro, a Deputada Enfermeira Rejane considerou positiva a reunião com o presidente da FERJ, no último dia 21 de fevereiro.
No encontro com o presidente Rubem Lopes, a parlamentar apresentou à FERJ os principais pontos com os quais a Federação pode contribuir para alavancar o futebol feminino no Rio de Janeiro. Na pauta, a solicitação de isenção das taxas para o futebol feminino em campeonato no âmbito do Estado do Rio de Janeiro; isenção das taxas de transferência e retorno das atletas entre Estados; redução /isenção das taxas de arbitragem; fornecimento de material esportivo para a realização de eventos de futebol feminino no Estado; oficialização dos campeonatos das categorias de base sub 13,15 e 17 e a criação de departamento de futebol feminino na FERJ.
De acordo com a Deputada Enfermeira Rejane, as demandas foram bem recebidas pela Ferj e o presidente Rubem Lopes se comprometeu a estudar as reivindicações e agendar nova reunião para breve. Sobre a intenção da Deputada em realizar um campeonato que movimente a modalidade, Rubens Lopes afirmou que não vai onerar os clubes gerando a obrigatoriedade, mas que incentivará as participações, especialmente dos clubes do interior do Estado e se mostrou disposto a ajudar nos campeonatos de base.
Participaram também do encontro os membros do Comitê Executivo de Fomento do Futebol Feminino, que vem mantendo diálogo com outras entidades e instituições públicas e privadas em busca de apoio para o desenvolvimento do futebol feminino no Estado. O Comitê foi representado por Márcia Bezerra( ex atleta amadora e assessora da Deputada Enf. Rejane), Ildecir Sias ( treinador de futebol da Portuguesa; Jorge Alves ( responsável pelo Projeto Loirinho); Marisa Pires (capitã da primeira seleção brasileira de futebol feminino); Martha Bandeira ( ex jogadora de futebol) e Andrea Karl Fernandes ( diretora do Sindicato dos treinadores de futebol profissional do Rio do Janeiro), todos apresentados oficialmente à FERJ.
O presidente da Ferj mostrou-se entusiasmado com a criação do Comitê, declarando que “a sorte bateu em minha porta porta, quero uma vaga neste time!” , acrescentando que o que lhe faltava era gente querendo trabalhar para o crescimento do futebol feminino no Estado. Rubem Lopes garantiu que está à disposição para o que for preciso e possível, acenando positivamente à parceria com o Comitê.
Para a Deputada Enfermeira Rejane, o Campeonato Estadual Feminino de 2019 pode não ser, ainda, o ideal, mas que será bem melhor do que no ano que passou, aproveitando para anunciar que homenageará Martha, estrela do futebol feminino, com a Medalha Tiradentes, na Alerj.