OPINIÃO

Por 21 de outubro de 2017 Notícias 3 Comentários
ENFERMAGEM UNIDA 2

A Enfermagem viveu um grande momento na semana que passou. Mostrou que está ao lado da população brasileira ao defender as prerrogativas de sua categoria, essencial ao funcionamento dos serviços do SUS.
Sem a atuação plena do enfermeiro, que teve ferida sua autonomia em solicitar exames, a assistência à população ficaria seriamente comprometida.
Mas a Enfermagem mostrou a sua força e ganhou o apoio da sociedade, ao tomar as ruas em todo o País, manifestando-se contra a liminar que um juiz de Brasília concedeu em ação movida pelo Conselho Federal de Medicina, impedindo os enfermeiros de requisitar exames.
No Rio, fizemos um grande ato na porta do Cremerj, com a participação de profissionais vindos de todo o Estado e reunindo dirigentes das entidades representativas da categoria que, junto com meu mandato, assinaram documento de repúdio à liminar.
Na Assembléia Legislativa, obtive apoio de 37 deputados para a Moção de Repúdio ao CFM.
E, a liminar foi derrubada!!
O Tribunal Regional Federal acatou o recurso da Advocacia Geral da União que considerou que a liminar baseou-se em “premissas equivocadas” e gerou “grave lesão à ordem público-administrativa e à saúde pública”.
É preciso deixar claro para a população que o enfermeiro faz consultas de enfermagem, prescreve medicamentos e solicita exames, nos programas de saúde da Atenção Básica, não só porque está amparado pela legislação. Mas porque são profissionais preparados, formados em universidades, com experiência e competentes. Também não trabalham sozinhos, integram equipes multidisciplinares, garantindo a qualidade da assistência.
Ao lutar para garantir que esse direito fosse preservado, a Enfermagem mostrou força e unidade.
Nossa vitória foi importantíssima, mas devemos continuar mobilizados em defesa da profissão, em defesa do SUS e da população.
Parabéns à Enfermagem, em especial aos profissionais do Estado do Rio de Janeiro, protagonistas neste processo!!! Continuaremos vigilantes !!!
#juntosomosmaisfortes

3 Comentários

Comente