DEPUTADA PROPÕE QUE CONSELHOS DE ENFERMAGEM SE COMPROMETAM COM AS LUTAS DOS TRABALHADORES

Por 20 de outubro de 2016 Notícias Sem comentários
rejane-cbecenf

A Deputada Enfermeira Rejane está em Cuiabá, participando do 19º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. O Congresso este ano discute os avanços em inovação e tecnologia em enfermagem , passando pela formação de técnicos e graduação de novos profissionais pela modalidade de ensino à distância, rejeitada nacionalmente pelo Cofen, todos os conselhos regionais e entidades representativas da categoria.
A garantia de um ensino presencial, conjugando a teoria à prática através da utilização de laboratórios bem equipados, de estágios supervisionados e avaliações permanentes, tem sido uma luta constante da Enfermeira Rejane, desde que ocupou a junta interventora do Coren-RJ. Ainda na gestão provisória, Rejane criou os principais programas de capacitação da autarquia, como o Capacita Coren, hoje referência em todo o País. O projeto é considerado o maior curso gratuito de capacitação da enfermagem no Brasil. Já como deputada estadual no Rio de Janeiro, Enfermeira Rejane levou a iniciativa exitosa do capacita, implantando através da CCDM o Capacita Mulher, aumentando a oferta dos cursos ministrados por enfermeiros especialistas, mestres e doutores com o objetivo de aprimorar o conhecimento e evitar negligência, imprudência ou imperícia no exercício profissional de enfermagem, auxiliando na melhoria da qualidade do atendimento prestado à população.
O Estado do Rio de Janeiro vem se destacando nos projetos de qualificação dos profissionais da categoria e, uma antiga proposta da Enf.Rejane à época de presidência do CorenRJ foi implementada agora, com a inauguração do Centro de Estudos e Capacitação da Enfermagem Fluminense, em espaço cedido pelo Cofen.
No parlamento, a deputada apresentou o Projeto de Lei 1651, que veda o funcionamento de cursos de nível médio à distância para a formação de técnicos de enfermagem, o que vai regulamentar determinação do Conselho Estadual de Educação que desde 2009 não autoriza a abertura de cursos nesta modalidade para a formação de novos profissionais.
Em Brasília, tramita o PL 2891/2015, que proíbe a graduação de enfermeiros e formação de técnicos de Enfermagem por ensino à distância, proposto pelo Cofen.
Para a Deputada Enfermeira Rejane, a ampliação do debate entre as entidades da Enfermagem tem trazido ganhos significativos para a formação dos profissionais, mas, ainda há muito a avançar garantindo novas conquistas.
Uma das propostas que a deputada, está levando ao CBCENF é que os Conselhos se aproximem da categoria com maior envolvimento e comprometimento com as lutas do dia a dia dos trabalhadores. Acrescentando que eventos como o CBECENF são uma oportunidade para que os dirigentes dos Corens tenham contato com as questões mais prementes dos profissionais em sua labuta diária, possibilitando a apresentação de propostas e tirando deliberações que atendam à Enfermagem.

Comente