CAPACITA MULHER QUALIFICA DEZ MIL ALUNOS DA ÁREA DE SAÚDE

Por 15 de dezembro de 2017 Notícias Sem comentários
ENCENRRAMENTO CAPACITA 1

Em cerimônia realizada na Alerj, a Deputada Enfermeira Rejane encerrou as atividades do Capacita Mulher no ano de 2017, também comemorando os dois anos de realização do Projeto.

Idealizado pela parlamentar e implementado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, presidida pela Deputada na Alerj, o Projeto é dirigido à acadêmicos e profissionais da área de saúde, visando a valorização e qualificação, principalmente dos profissionais de Enfermagem. A excelência dos cursos oferecidos no município do Rio, Baixada e interior do Estado, é garantida por mestres e doutores que atuam em diversas áreas da Enfermagem, na pesquisa científica, em salas de aula e na prática do exercício profissional em unidades de saúde. Todos os professores atuaram de forma voluntária, promovendo a troca de conhecimento.

Em dois anos de criação, o Capacita Mulher apresenta números expressivos. Promoveu 39 cursos alcançando um público de 10 mil pessoas. Todos os cursos oferecidos pelo Projeto são gratuitos, sem qualquer cobrança de inscrição e os participantes recebem certificado, válido para horas complementares.

Durante a solenidade de entrega de Menção Honrosa a docentes e parceiros de instituições públicas e privadas que cederam seus espaços à realização dos cursos, a Deputada Enfermeira Rejane se emocionou em diversos momentos com os depoimentos dos profissionais que se engajaram voluntariamente ao Projeto:

“Receber Menção Honrosa da grande companheira Deputada Estadual Enfermeira Rejane II por colaborar com o projeto Capacita Mulher da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher é uma honra!! Ler na Menção que ajudei na troca de conhecimento entre tantos profissionais e acadêmicos contribuindo para a melhoria da qualidade da assistência prestada à população do Estado do RJ não tem preço!! Vale muito ser ENFERMEIRA e PROFESSORA!!”, agradeceu Luciane Vercillo.

Para a parlamentar, é gratificante ver profissionais de Enfermagem que avançaram e tem prazer em colocar seu tempo e conhecimento à disposição da qualificação da categoria.

INCENTIVO AO DESENVOLVIMENTO DA ENFERMAGEM

A Deputada também foi surpreendida, positivamente, com relatos sobre o impacto do Projeto e seus desdobramentos na assistência. Foi no Capacita Mulher que a Enfermeira.Mestre Deise Luci Motta aplicou pela primeira vez ,no curso “Segurança do Paciente”, a técnica de simulação realística de habilidades não técnicas, e, hoje, o Hospital Federal dos Servidores do Estado, no Rio de Janeiro, é pioneiro no desenvolvimento da prática.

Para a Deputada Rejane, os relatos dos participantes do Capacita demonstram que lutar por uma enfermagem valorizada não é só uma bandeira. É a possibilidade de oferecer à categoria oportunidades de qualificação, o que resulta diretamente na melhoria da assistência ao cliente final, que é o usuário dos serviços de saúde.

Receberam a Menção Honrosa das mãos da Deputada Enfermeira Rejane os docentes : Enf.Glauber Amâncio; Enf. Cíntia Cervantes; Enf.Dra. Lílian Behring; Enf.Me Carolina Felippe; Enf. Luciana Vercillo; Enf.Mercedes Neto; Enf.Paulo Afonso; Enf.Angélica Lyra; Enf.Ana Carolina Benevenuto; Enf.Me. Deise Luci Motta; Enf.Cristiane Bernardo; Enf.Fabiana Oliveira; Enf.Leila Berlet; Enf. Danielle Madureira; Enf.Me.Lélio Claudino de Lima; Enf.Me. Tony Figueiredo; Enf.Me.Ana Teresa de Souza; Enf.Zuleide Aguiar; Enf. Ana Lúcia Telles – recém eleita presidente do CorenRJ e Enf.Me.Pedro de Jesus e Enf, Glacy Kelly Bisaggio, coordenadores do Projeto Capacita Mulher.

A Deputada Rejane também agradeceu aos apoiadores e coordenadores de instituições de ensino e saúde que colaboraram para o sucesso do Capacita Mulher, cedendo espaços para a realização dos cursos. Foram homenageados Alexandre de Castro do Amaral ( Diretor HFSE); Aline Cunha Gama Carvalho ( Hospital São José do Avaí); André Luiz Gomes de Oliveira ( Universo Campos); Bruno Ferreira do Serrado Barbosa ( UCB); Claudia Maria Messias (HMMiguel Couto e UCB); Claudia Pilar Marques Maia ( Estácio Norte Shopping); Danieli Ferreira de Oliveira Lima (Teatro São Pedro Da Aldeia); Dasymar Martins da Silva Lucas ( Hospital Federal dos Servidores do Estado) ; Edmar Jorge Feijó (Universo São Gonçalo); Elaine Canedo Pinto (Hospital de Bom Jesus) ; Elizabeth Natividade Marinho (Aluna IBMR) ; Elizabeth Natividade Marinho (Aluna do IBMR) ; Fernando Silva Mendonça (Hospital Estadual Getulio Vargas); Gilce Erbe (IBMR Barra e Catete); Gustavo Borges de Oliveira (UNILAGOS); Isabelle Cristina de Oliveira (Dir Adm Hospital Pediatria Saquarema); Karen Gonçalves (Coordenadora do curso de Enfermagem da Celso Lisboa) ; Juliana Gonçalves Monteiro ; Laucimar de Lima Santana da Silva (FAETEC Santa Cruz); Lilian Torquato dos Santos Campos (Centro de estudos CPN); Luciana de Carvalho (HGNI); Luciana Quagliane Ribeiro (Estácio Nova Iguaçu); Luciane Pereira de Almeida (Coordenadora do curso de enfermagem da Estácio Sulacap); Luciane Vercillo (Faculdades São José); Maria Auxiliadora Nascimento Ferreira (Cruz Vermelha Rio de Janeiro); Maria Cecilia Pereira Bosa (HUCFF); Maria José Bezerra de Araujo (FABA); Marilia Yunes (Cruz Vermelha Brasileira – Rio de Janeiro); Mercedes Neto (Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda); Olguimar Cruz dos Santos ;Patricia Fernandes Britto (H F Bonsucesso); Raphael Monteiro de Oliveira (UNIVERSO Niterói); Saulo Lima da Silva Yanowich (Bom Jesus de Itabapoana) ; Simone Carvalho Neves (FTE Souza Marques); Solange Roberto Costa (HCE HEAPN); Sonaira Samile Santos Moura (H M Rocha Faria); Valeria Barbosa Lopes (Hospital da Piedade).

Comente