10 MINUTOS SALVAM VIDAS

Por 14 de dezembro de 2015 Notícias Sem comentários
12310701_853302974782701_7040757211858267592_n

O Zika vírus é transmitido pelo mesmo mosquito que transmite a dengue e a Chikungunya. Portanto, a forma mais eficaz de se prevenir é combatendo o Aedes aegypti, diminuindo ao máximo o número de focos. Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro lançou esta semana a campanha 10 Minutos Salvam Vidas, para incentivar a população a tirar 10 minutos por semana para eliminar os possíveis focos do mosquito em suas casas.

Medidas como armazenar lixo em sacos plásticos fechados; manter a caixa d’água completamente vedada; não deixar água acumulada em calhas e coletores de águas pluviais; recolher recipientes que possam ser reservatórios de água parada, como garrafas, galões, baldes e pneus, conservando-os guardados e ou tampados; encher com areia os pratinhos dos vasos de plantas e tratar água de piscinas e espelhos d’água com cloro são ações importantes que ajudam a evitar a disseminação do vírus transmissor da doença. Outro cuidado fundamental é a proteção individual de gestantes, com o uso de repelentes, de roupas que previnam o contato com o mosquito e de evitar exposição durante a manhã e final da tarde, períodos em que o Aedes aegypti costuma atacar as vítimas

O que é o zika vírus – O Zika vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue, e causa febre, manchas pelo corpo, coceira, além de dor de cabeça, muscular e nas articulações. O tratamento é hidratação, medicamentos para os sintomas e geralmente o paciente fica curado entre quatro e cinco dias.

O que é a chikungunya – A Febre da Chikungunya é uma doença causada por um vírus transmitido pelo aedes aegypty, mesmo mosquito que transmite a dengue, e agora também pelo aedes albopictus, mosquito que vem surgindo com mais força. É uma doença com sinais e sintomas muito parecidos com os da dengue: febre alta de início súbito, dores nas articulações e nos músculos. A principal característica que diferencia a chikungunya da dengue é a dor articular bastante forte. Geralmente, os pacientes de chikungunya apresentam dor em várias articulações ao mesmo tempo, o que chamamos de poliartralgia. As dores são muito mais intensas que as observadas na dengue.

Comente