COMISSÃO DA MULHER ABRE “OUTUBRO ROSA” NA ALERJ

Por 5 de outubro de 2017 Notícias Sem comentários
OUTUBRO ROSA

Foi aberta oficialmente na tarde do último dia 03, a campanha “Outubro Rosa” da Alerj. Nas escadarias do Palácio Tiradentes, os deputados da Casa se juntaram às parlamentares da bancada feminina e integrantes da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, todos portando laços rosa, símbolo da campanha mundial da conscientização e prevenção do câncer de mama.

A solenidade contou com a apresentação da banda do Corpo de Bombeiros e foram acesos os refletores rosa que iluminarão a fachada do Palácio Tiradentes, durante todo o mês de outubro.

A Deputada Enfermeira Rejane, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, aproveitou o início da campanha para cobrar do Governo do Estado políticas públicas para as mulheres. A deputada criticou a falta de investimentos na saúde fluminense, que deixa as unidades da rede pública sem condições de assistir às mulheres na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama:
-“Nos municípios da baixada, não há mamógrafos, um equipamento básico e faz parte da rotina do exame preventivo que as mulheres devem fazer anualmente. É a forma de poder diagnosticar e combater o câncer ainda no início de manifestação da doença. Mas o Governo não dota as unidades de saúde com mamógrafos! Pior do que isso, entre saber que está com câncer e fazer o tratamento adequado, as mulheres levam cerca de 12 meses esperando o atendimento. Temos que mudar isso.”

As atividades do “Outubro Rosa” da Alerj continuam por todo mês, e sempre às sextas-feiras acontecem as Rodas de Conversa que serão realizadas todas as sextas de outubro, das 9h30 às 13 horas, no auditório Nélson Carneiro, prédio anexo à Alerj.

Programação:

Com entrada gratuita, os debates acontecem das 9h da manhã às 13 horas, no auditório Nélson Carneiro, prédio anexo à Alerj. É possível garantir inscrição antecipada, acessando os links, clicando nas datas. Todos os participantes receberão certificado chancelado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

“Desafios e Tratamento do Câncer de Mama: Cenário atual e futuros.”
Deputada Enfermeira Rejane – Presidenta da Comissão
Drª Ana Cristina – Diretora do INCA
Drº Eduardo Mullen – Mastologista – Sociedade Brasileira de Mastologia
Enfermeira Giselle Gomes – INCA
Drª Marilia Zendron – psico-oncologista do núcleo de psicologia e pesquisa do Projeto Pérolas.
06/10

“Cuidados do Câncer nas mulheres privadas de liberdade.
Deputada Enfermeira Rejane
Senhora Karoline Gowman – Comissão de Política Criminal e penitenciária da OAB
Senhora Rosana Correa – Diretora de Programas da SEAP – Secretaria de Estado de Ação Penitenciária.
11/10

“Desafios enfrentados pelas Mulheres Negras, as Mulheres Soropositivas e Terapias Complementares.”
Deputadas da Comissão –Tia Ju.
Drª Isabel Cruz – UFF
Drº José Manoel de Oliveira – Mestre em HIV/AIDS Christiane Meirelles da ONG AMIRES
Enfermeira Carla Araújo – Vice Diretora da EEAN/UFRJUFRJ.
20/10

“Cuidados e Tratamento em Mulheres Trans.”
Deputada Enfermeira Rejane;
Kathyla – Mulher Trans – da ONG AGPT – Associação Grupo para Todos.
27/10

Comente