NO CALENDÁRIO OFICIAL DO RIO: DIA ESTADUAL DO FUTEBOL FEMININO

Por 4 de fevereiro de 2021 Notícias Sem comentários
Marta

Dezenove de fevereiro, Dia estadual do Futebol Feminino. A data é em homenagem ao aniversário da maior artilheira do mundo, a brasileira Marta, mas a conquista é de todas as meninas, adolescentes e mulheres fluminenses. O projeto de lei instituindo a data comemorativa foi aprovado na Assembleia Legislativa, por iniciativa da Deputada Enfermeira Rejane ( PCdoB), também presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alerj:
– Esse é mais um direito conquistado em prol das mulheres do Rio. Temos de incentivar essa gama enorme de meninas e adolescentes que praticam o esporte e aspiram ter oportunidade de se profissionalizar, entendendo que há dificuldades, sim, mas que lugar de mulher é onde ela quiser! E a artilheira Marta é ,sem dúvida, uma grande inspiração para todas: seis vezes eleita pela FIFA a melhor jogadora do mundo!!
A deputada também é autora da primeira Lei no estado do Rio de Janeiro e no país, de fomento ao futebol feminino. A parlamentar avalia que a Lei nº 7576, criada em 2017, vem contribuindo para mudar a realidade de muitas meninas, principalmente na regiões de periferia:
– Nós temos hoje muitas jovens que praticavam o futebol nas ruas, nos campinhos de terra, e que foram sendo estimuladas a procurar times amadores, se inscrever e já disputam campeonatos. Estas meninas também se empoderam, sabendo que podem e devem ocupar todos os espaços. Tomam consciência que há uma política pública que luta pelo respeito e igualdade de gênero no esporte.
Na última Copa de futebol feminino, Marta surpreendeu algumas vezes os milhões de espectadores que acompanhavam a seleção brasileira: ao mostrar as chuteiras personalizadas com um símbolo pela igualdade de gênero no esporte e ousou no batom de cor forte, se tornando ícone de representatividade feminina e feminista.

Comente